Núcleos Temáticos

O Seminário está organizado em quatro grandes núcleos com temáticas transversais.

I Cidade em movimento e movimento na cidade
II Grandes projetos como elementos transformadores da cidade e região
III Memórias e Cidades
IV Novo perfil de cidade e novos rumos em direção a uma sociedade inclusiva

Núcleo I
Cidade em movimento e movimento na cidade

A cidade em movimento é expressão das transformações físicas, de ocupação e de utilização do espaço urbano. O território citadino é palco, simultaneamente, constituído e constituinte de inúmeras mutações. É cenário e produto de diferentes ações sociais, econômicas e institucionais. As relações dinâmicas ocorridas na cidade, construídas por conflitos, conciliações e encontros conformam o seu espaço. Este, por sua vez, é responsável pelo estabelecimento de limitações e potencialidades ao processo amplo de transformação da cidade.

O núcleo “Cidade em movimento e movimentos da cidade” reúne trabalhos relacionados às alterações na organização e estrutura do espaço urbano e ao papel da cidade na história, tendo a dialética socioespacial da vida urbana como eixo orientador.

Esta temática reúne discussões que tratem da produção do espaço em um dado período; o papel dos movimentos sociais, das instituições e do mercado imobiliário na conformação do território; a dicotomia existente entre as premissas contidas nas leis e planos urbanísticos e a rapidez da construção e das transformações da cidade formal e informal; observações a respeito das relações sociais que têm nas cidades palco para seu desenvolvimento e a ela modificam, entre outras ações de desconstrução e reconstrução da malha urbana.

Comissão Científica
Profa. Dra. Silke Kapp - NPGAU/UFMG (coord.)
Profa. Dra. Ana Paula Baltazar dos Santos - NPGAU/UFMG
Profa. Dra. Denise Morado Nascimento - NPGAU/UFMG

Núcleo II

Grandes projetos como elementos transformadores da cidade e região

Os grandes projetos referem-se a empreendimentos de impacto que acarretam transformações de ordem ambiental, social e econômica de grande amplitude. Apesar de influenciar o espaço produzido e vivido, esses grandes projetos nem sempre são pautados pelo interesse público na igualdade de acesso ao direito à cidade.

Localizados geralmente em importantes centros urbanos, ou em função destes, os grandes projetos são na maioria das vezes orientados pelo Estado e caracterizados pelo investimento estratégico e maciço de recursos públicos em determinadas regiões da cidade. Eles são capazes de (re)orientar os vetores de expansão urbana e provocar, inexoravelmente, transformações que ultrapassam fronteiras administrativas do território.

Nesse sentido, o núcleo temático “Grandes projetos como elementos transformadores da cidade e região” pretende reunir trabalhos que tratem de experiências derivadas de transformações estruturais no espaço provocadas por: operações urbanas consorciadas; planejamento ou projetos estratégicos; reabilitações de centros ou outros espaços relevantes das cidades ou regiões; implantação de grandes equipamentos polarizadores; e alterações na rede e na estrutura urbana ocorridas para realização dos megaeventos, acontecimentos não periódicos, normalmente de cunho esportivo, que têm conduzido mudanças espaciais e inversões de prioridades planejadas para as cidades que os sediam. Esta temática engloba os conflitos territoriais que vão desde a escala intraurbana até a escala regional.

Comissão Científica
Prof. Dr. Roberto Luís de Melo Monte-Mór - NPGAU - Cedeplar/UFMG (coord.)
Profa. Dra. Ana Clara Mourão Moura - NPGAU/UFMG
Profa. Dra. Fernanda Borges de Moraes - NPGAU/UFMG
Profa. Dra. Jupira Gomes de Mendonça - NPGAU/UFMG

Núcleo III
Memórias e Cidades

A cidade é múltipla e tem sido constantemente produzida e reproduzida a partir de apropriações por vários segmentos sociais, em diversos contextos, com temporalidades diversificadas. Ela é um suporte de memórias, no qual as histórias, as lembranças, os esquecimentos e as lacunas são redes simbólicas diferenciadas. É lócus de produção e reprodução da vida social, material e cultural, no qual ocorrem tanto as relações sociais que viabilizam o fazer-produtivo de bens e serviços, quanto o fazer sociocultural da política, dos poderes, das linguagens, das religiosidades, das crenças, dos modos-de-fazer, das celebrações, dos imaginários, do sagrado e do profano. A cidade é o espaço do individual e do coletivo, do particular e do plural, do regional e do cosmopolita, da segurança e do medo, da ordem e da desordem. Ela é tese, antítese e síntese.

Assim, a proposta desta linha temática é, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, abordar questões teóricas, históricas, analíticas e críticas no estudo das produções e reproduções materiais e imateriais dos diversos grupos sociais que vivenciam a cidade. Desta forma, enquadram-se estudos que problematizem objetos como memória social, memória política, patrimônio cultural, festividades, espacialidades, memórias dos lugares, memórias sobre a cidade, além das relações espaço-tempo desenvolvidas no território urbano.

Comissão Científica
Prof. Dr. Flávio de Lemos Carsalade - NPGAU/UFMG (coord.)
Prof. Dr. André Guilherme Dornelles Dangelo - NPGAU/UFMG
Profa. Dra. Celina Borges Lemos - NPGAU/UFMG

Núcleo IV
Novo perfil de cidade e novos rumos em direção a uma sociedade inclusiva

As rápidas transformações das cidades nos obrigam a investigar sobre quais direcionamentos ficam lançados para que possamos construir uma cidade mais justa e inclusiva no futuro, prospectando um espaço urbano menos desigual para as futuras gerações. A alteração do perfil demográfico da sociedade, exige dos arquitetos e urbanistas uma aliança com as novas tecnologias, formas de comunicação e novos equipamentos que possam servir bem à produção de espaços mais compatíveis com as necessidades de todos.

Sabe-se, no entanto, que a submissão dos interesses da sociedade aos valores econômicos pauta uma dinâmica urbana na qual o desenvolvimento é medido exclusivamente por crescimento. Como chegar, nesse contexto, a um maior nível de desenvolvimento da sociedade prezando-se valores como sustentabilidade e justiça social? É possível alcançar desenvolvimento social dentro dessa dinâmica urbana pautada pela lei do mercado?

Este núcleo pretende, portanto, reunir trabalhos que especulem sobre o futuro das cidades, os possíveis novos rumos em direção a uma sociedade mais inclusiva. Serão aqui incluídos trabalhos com transversalidade de temas como a inclusão social e a sustentabilidade ambiental e econômica com uma visão holística sobre os mesmos, demonstrando como cada pequena parte contribui para a melhoria da sociedade como um todo.

Comissão Científica
Prof. Dr. Carlos Antônio Leite Brandão - NPGAU/UFMG
Profa. Dra. Carmen Aroztegui Massera - NPGAU/UFMG
Prof. Dr. Marcelo Pinto Guimarães - NPGAU/UFMG
Prof. Dr. Otávio Curtiss Silviano Brandão - NPGAU/UFMG